sexta-feira, 26 de julho de 2013

Novas Tecnologias - TV Ultra HD

"Boa Noite Galera,

No último post falamos sobre as SMART TV´s que chegaram no mercado e tendem a dominá-lo em alguns anos...

Neste post, vamos falar sobre a tecnologia que deve ser utilizada em um futuro próximo nestas TV´s, o ULTRA HD, ou UHD 4K (2160p) ou UHD 8K (4320p).

As TV´s com a tecnologia UHD 4K recebem esse nome por se tratar de um arredondamento do número de pixels: 3.840 x 2.160. É como se quatro TVs Full HD, que têm resolução de 1.920 x 1.080 pixels, formassem juntas um único aparelho.

O maior benefício do formato é que você pode se sentar mais perto da tela sem perceber os pixels, o que resulta em imagens muito definidas, com riqueza de detalhes. 

Por conta disso, a CEA (Associação de Eletrônicos de Consumo, em tradução literal) batizou comercialmente, em outubro passado, o 4K. Agora é chamado de Ultra HD (embora a Sony tenha anunciado que manterá "4K"). 

Para levar o nome, a TV terá que exibir, sem nenhum tipo de conversão, conteúdo com 3.840 pixels x 2.160 pixels de definição e ter pelo menos uma entrada compatível com a resolução. 

Outra vantagem do 4K é que com ele é possível construir telas maiores com ótima definição. No ano passado, Sony, LG e Toshiba demonstraram avanços do tipo, com TVs de 84 polegadas.

Seguem algumas informações importantes sobre esta nova tecnologia:

1) O Full HD nem sempre é suficiente - Um televisor Full HD de 84 polegadas teria apenas 26 pixels por polegada (contra 441 pixels por polegada de um smartphone Galaxy S4, por exemplo). Nesse televisor, cada pixel mediria cerca de 1 milímetro. A menos que o observador ficasse muito longe da tela, a imagem pareceria ruim. Logo, para ter uma tela desse tamanho com imagem impecável, é preciso ir além do Full HD. Isso também acontece com televisores menores quando são vistos de perto.

2) O conteúdo 4K ainda é escasso - O conteúdo em 4K para consumo doméstico é quase inexistente. A Sony anunciou uma linha de dez filmes “masterizados em 4K” (“O Espetacular Homem-Aranha”, “Karate Kid”, “O Vingador do Futuro” e outros). Esses filmes são todos em resolução full HD. Segundo a Sony, foram masterizados a partir de originais 4K. Na hora de exibir os filmes, um televisor 4K vai fazer o upscaling para Ultra HD.

3) Os filmes virão via internet - Até onde se sabe, ninguém pensa em lançar um sucessor do Blu-ray com resolução Ultra HD. A tendência é que os filmes 4K sejam baixados via internet. A Sony divulgou que pretende lançar um serviço de venda de filmes 4K por download nos Estados Unidos na próxima primavera brasileira. A empresa não deu detalhes sobre os títulos que serão oferecidos. Só disse que serão produções da Sony Pictures e de outros estúdios.

4) As telas já chegam a 120 polegadas - Os primeiros televisores Ultra HD comerciais têm, em geral, tela de até 84 polegadas. Mas a Microsoft produziu um aparelho de 120 polegadas. É o maior do mundo até agora. Ele não está à venda. Trata-se de um modelo experimental instalado num laboratório na sede da empresa em Redmond, no estado americano de Washington.

Espero ter ajudado com estas informações sobre as TV´s Ultra HD.

Abraços."

Um comentário:

  1. Os player de 4K já estão sendo anunciados pelas grandes fabricantes, a Sony e a Samsung já anunciaram:
    http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/03/player-blu-ray-4k-da-samsung-tambem-aceitara-midias-full-hd.html

    http://store.sony.com/p/4K-Media-Server/en/p/FMPX1

    Grande abraço,

    Poly

    ResponderExcluir