segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tecnologia - TV - Google Chromecast



"Boa Noite Galera,

Hoje vamos falar sobre um dispositivo muito interessante que apareceu no mercado e promete um alcance de público bem legal, o Google Chromecast.





O Chromecast é um dispositivo que permite o streaming de conteúdos de diversos aparelhos diretamente em televisores de alta definição. Ou seja, transforma sua TV de alta definição comum em tela para diversos dispositivos como smartphones, tablets, ou notebooks!

Este dispositivo se conecta na entrada HDMI da TV, utiliza uma fonte de alimentação externa (se seu HDMI não for 1.4) e a rede Wi-Fi disponível em sua residência. Depois disso, é só baixar o aplicativo de configuração e o dispositivo já estará disponível.


O controle dele pode ser feito por dispositivos com Android, iOS ou pelo navegador Google Chrome. Nos dispositivos portáteis, vídeos do YouTube e do Netflix podem ser enviados diretamente para as TVs com apenas alguns cliques. No caso dos computadores, é necessário instalar uma extensão no Google Chrome.


O Chromecast recebe os comandos dos dispositivos para carregar diversos conteúdos. Com isso, Netflix e YouTube podem ter vídeos em alta resolução enviados diretamente para os televisores. A qualidade é indiscutível e isso vale também para os vídeos enviados por computadores.


Mesmo que o aparelho seja desconectado da rede, os materiais continuam sendo executados. Isso acontece porque os computadores e portáteis servem apenas como controladores. Streaming´s em execução acontecem no próprio Chromecast.


Nesta primeira versão do Chromecast, existe um problema no envio das abas do Google Chrome para as TVs. O carregamento é normal, mas ao rolar as páginas é possível notar um leve atraso. Para textos não há problemas, mas isso impede que jogos online possam ser executados, por exemplo.


O Chromecast pode ser utilizado por praticamente qualquer dispositivo, mas é preciso dizer que isso gera alguns conflitos. Qualquer pessoa conectada à mesma rede pode controlar o equipamento. Não há senhas ou hierarquias. Ou seja: tudo o que for ordenado, vai ser executado.

É possível que nas próximas versões ou mesmo em uma atualização isso seja corrigido, mas por enquanto é bem fácil interromper a execução de um conteúdo para que outro comece a ser reproduzido.


Por enquanto, apenas YouTube, Google Play e Netflix possuem total compatibilidade com o Chromecast. Isso reduz um pouco as possibilidades de utilização, mas é certo que isso vai mudar em breve. A Google já liberou a API do sistema para que outros desenvolvedores façam parte dele. Quando isso ocorrer, certamente o Chromecast será bem mais interessante.


O Google Chromecast está à venda nos Estados Unidos por 35 dólares. Isso significa algo em torno de 80 reais. O valor é realmente baixo para um sistema com o potencial que ele apresenta. 


Concluindo, a disponibilidade de que seja realizado o streaming de vídeo em alta resolução diretamente para as TV´s é muito bacana e vale elogios. Também podemos dizer que grande parte das carências dele podem ser supridas com atualizações de software, o que também é uma ótima notícia. Por estas vantagens e pelo baixo valor do produto, ele certamente merece nossa atenção. É difícil não se surpreender com a qualidade das transmissões e isso deve apenas aumentar com os novos aplicativos que vão passar a ser suportados em breve.


Abraços e até o próximo post."


Nenhum comentário:

Postar um comentário