segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Novas Tecnologias - TV Via Satélite - LNB-IP

"Boa Noite Galera,

Vamos falar de uma novidade apresentada pela operadora de satélite SES e pelo grupo de investidores Abilis e MaxLinear, o LNB-IP.

 

Para quem não sabe, o LNB é um equipamento encontrado em antenas parabólicas usado para a recepção de sinais de satélites emitidos na faixa de frequência das ondas eletromagnéticas do tipo microondas em duas bandas, geralmente Banda C e Ku.

O LNB capta o sinal e faz uma redução de sua frequência para ser injetado no cabo coaxial que está ligado ao receptor, o receptor decodifica o sinal e temos as imagens dos canais na TV.

Já o LNB-IP traz uma verdadeira revolução para a distribuição de TV Via Satélite para o público em geral, já que ele consegue que o sinal se torne digital já dentro do LNB e com isto ele oferece ao mesmo até oito canais simultâneos, podendo tanto ser de canais abertos quanto codificados e podendo estes canais estarem em qualquer dos transponders dos satélites que estejam numa mesma posição orbital.

Da mesma maneira a frequência captada poderá ser transferida para um ou vários dispositivos, sejam eles televisores, tablets, smartphones ou outros que possam estar conectados através de um cabo de rede.

As maiores vantagens serão a diminuição de custos e uma melhor qualidade de imagem. Por enquanto o IP-LNB da SES é um protótipo mas logo logo ele deve estar disponível para o mercado consumidor.

Abraços e até o próximo post."

Nenhum comentário:

Postar um comentário