domingo, 18 de agosto de 2013

Tecnologia - Eficiência Energética - Energia Solar

"Boa Noite Galera,

Vamos falar hoje sobre energia solar, seguindo um pouco a linha da eficiência energética. A Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou térmica.


Modos de captura de energia solar

Os principais métodos de captura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos

O método direto significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar em um tipo de energia utilizável pelo homem. Como exemplos temos a célula fotovoltaica criando eletricidade, e a energia solar atingindo uma superfície escura e sendo transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água, por exemplo - esse princípio é muito utilizado em aquecedores solares.

O método indireto que necessita de mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do sol.

Quais as novidades???

Impressora fotovoltaica - Uma nova impressora foi desenvolvida na Austrália e imprime uma célula solar em apenas dois segundos. Ela também permitiu aos pesquisadores imprimir células solares do tamanho de uma folha de papel A3. Essa ferramenta vem assim tornar ainda mais fácil a criação de energia renovável.

http://peteletricaufjf.files.wordpress.com/2013/08/celula-fotovoltaica.jpg

A impressora de células solares foi desenvolvida em colaboração entre o Victorian Organic Solar Cell Consortium, a CSIRO e a Universidade de Melbourne. Para você ter ideia, ela é capaz de transformar plástico ou metal em painéis fotovoltaicos que vão desde o tamanho de uma unha até ao de uma folha de papel A3.

Os pesquisadores preveem que estas células possam ser usadas ​​em telhados, superfícies de vidro ou até mesmo em dispositivos pessoais e móveis, como computadores portáteis. Em apenas três anos, eles foram capazes de aumentar o tamanho da plataforma final de apenas dois centímetros de largura, no início, para os 30 centímetros atuais.

Celular com recarga via energia solar - Uma placa fotovoltaica transparente, um carregador sem fio ou uma bateria que aproveita a energia do movimento: novas e audaciosas soluções para alimentar smartphones cada vez mais ávidos por eletricidade.
No último grande congresso anual de telefonia móvel, a emergente empresa francesa "Wysips" apresentou os primeiros smartphones equipados com uma placa transparente que capta energia solar para carregar sua bateria.
O segredo? "É uma ilusão: as placas fotovoltaicas não são realmente transparentes. São algumas lentes colocadas em cima da tela que fazem crer ao olho que não há nada, apesar de existir", explicou em entrevista à AFP Ludovic Deblois, cofundador da Wysips.
Conectado à bateria, um componente extrafino, de meio milímetro de largura, é colocado entre a tela do celular - táctil ou não - e a placa LCD no momento da fabricação do telefone.
Como resultado cerca de 20% mais de autonomia sempre que você deixar o celular ao ar livre e não no bolso. Também permite reativar um telefone sem bateria, após esperar alguns minutos, colocando o aparelho "sob a luz ou próximo de uma janela", acrescentou Deblois.
Esta pequena empresa com sede em Aix-en-Provence, no sudeste da França, que lançará sua própria produção em dez meses, está hoje em negociação com "os membros do Top 10 mundial dos fabricantes de telefones" e espera ter um modelo no mercado antes do final deste ano, explica o diretor.
Como podemos ver, temos algumas novidades na área de energia solar e com criatividade poderemos ter grandes melhorias na produção de energia limpa para os próximos anos...
É isso! Abraços e até o próximo post. Ah, não deixem de postar suas sugestões para os próximos tópicos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário