quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Tecnologia - Audio e Vídeo - "Loudness"

"Boa Noite Galera,

Hoje vamos falar sobre um "problema" que todos nós já presenciamos no nosso dia a dia, mas nem todos sabíamos que isto era um problema e precisava ser tratado. O "Loudness".

Quem nunca sentiu um desconforto quando entram os breaks comerciais e o som já entra com o volume muito acima do programa que está passando. Isto tudo para nos chamar a atenção sobre a propaganda. Em alguns casos é necessário abaixar o volume da TV, e para cada propaganda diferente temos um nível de volume diferente.

Pois este desconforto tende a ser enfim resolvido. A Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários (APROSOM) divulgou neste último mês, os procedimentos e padrões necessários às produções audiovisuais publicitárias para que seja controlado o “loudness”, eliminando assim o desconforto causado pelo aumento do nível de áudio nas entradas dos intervalos comerciais ou entre um filme publicitário e outro durante os breaks na televisão aberta e por assinatura.

Estas  medidas têm o objetivo de adequar os comerciais a nova regra que entrou em vigor e estabelece o controle do áudio entre as programações e os intervalos comerciais das emissoras de televisão que operam no sistema digital. 

Na avaliação da APROSOM, entre as iniciativas necessárias para o cumprimento da medida estabelecem-se duas categorias de áudio, semelhantes às disponíveis para imagem. A primeira, denominada Áudio Off-Line, válida para situações em que não há garantias de que o áudio atinja os parâmetros técnicos requisitados. E a outra, intitulada Áudio On-Line, será usada para os trabalhos onde os parâmetros técnicos estabelecidos serão garantidos pelas produtoras de som.

Ainda de acordo com a associação, além das produtoras de áudio, recomenda-se que as agências, como responsáveis maiores pelo desenvolvimento das peças publicitárias, criem mecanismos para se certificarem do cumprimento dos novos padrões técnicos estabelecidos.

Com estas medidas adotadas pela APROSOM, com certeza teremos uma melhora na percepção deste problema pelos usuários do sistema de TV Digital e não termos que suportar a "gritaria" nas propagandas da TV.

Espero ter ajudado com mais este post, e em breve irei publicar um post sobre o assunto "Projetores"

Abraços e boa noite a todos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário